quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

História do povo Teuton
 Esse povo, mais conhecido como Teutões, ocupavam o centro e o norte da Europa no século 120 a.C. Eles possuem uma relevante importância para a história mundial. 
Teutons contra Roma

O povo Teunton

Os Teutons são uma junção de diferentes povos que ocupavam as terras germânicas na época. Entre os principais estavam os suevos, burgúndios, lombardos, saxões, francos, godos, gépidas e longobardos. O termo Teutons, na época, tinha como referência designar as pessoas que eram falantes das línguas germânicas.
Esses povos ocupavam uma península entre o extremo norte da Alemanha e uma parte continental da Dinamarca. Essa região era conhecida como Jutlândia. A mesma área também já foi chamada de Címbrica, em virtude de outros grandes povos que viveram ali como os jutos, combros e anglos. Por volta de 120 a.C., os teutões se uniram aos cimbros e migraram até a Gália e ali permaneceram até 102 a.C. A partir do século II, passaram a viver nas margens do rio Meno, na região central da Alemanha.



Em 962, Otto I tornou-se o primeiro imperador do auge do Império Romano-Germânico.
O alcance do seu império atingiu partes da Polônia, Alemanha, Suíça, Áustria e Itália, bem como os países Baltícos, como a Lituânia, Estônia e Letônia. Por serem povos oriundos da cultura germânica, os Teutons conseguiram se beneficiar dessa aliança do império germânico e romano. Dentre as principais ampliações desse povo está o conhecimento da cultura italiana, bem como o entendimento da ciência e das artes, além de prosperarem no comércio.
Nos anos seguintes começaram as grandes expansões religiosas com as cruzadas. Os Teutons acabaram por ter de defender  o cristianismo devido a imposiçao da igreja e suas cruzadas porem nunca abandonaram suas crenças ( o mito nórdico, a crença teutônica ).
Toda essa junção fez com que surgissem alguns nomes que são conhecidos até a atualidade. Os cavaleiros teutônicos e outros soldados da cultura germânica foram recrutados pelos romanos. Eles eram treinados para manter a paz no Império, impedir rebeliões de civis e impedir ataques de povos rebeldes e vikings.

Por ser a época das cruzadas, alguns Teuntons também foram recrutados para manter a ordem na Igreja Católica. Os cavaleiros teutônicos forma um dos principais agentes nas Cruzadas,
Esses faziam parte da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos de Santa Maria de Jerusalém que teve seu início no século XII e teve a sua origem em Israel e rapidamente espalhou-se por toda a Europa. A Ordem Teutônica em suas expedições acumulou grandes propriedades de terras.



Muitos desses cavaleiros bem treinados eram contratados como mercenários, ajudando muito na causa da igreja durante as Cruzadas. Sendo a ordem mais famosa na época, os Cavaleiros Teutônicos tinha como principal característica as suas vestes brancas com uma aparente cruz negra. Grande parte dos membros da Ordem eram descendentes dos teutons que faziam partes de famílias nobres germânicas. A Ordem foi extinta em 1809, por determinação do francês Napoleão Bonaparte, porem em 1410 a ordem já não era a mesma e com a derrota de Grunwald.










A batalha que decidiu o desfecho das Guerras Polaco/Lituano-Teutónicas (1409-1411), e uma das maiores das que tiveram lugar na Europa medieval, nessa batalha a ordem teutonica lutou sozinha contra  Reino da Polônia  Grão-Ducado da Lituânia e seus Vassalos, aliados e mercenários poloneses-lituânios:Tchecos, boêmios, morávios, rutênios, mazóvios, moldávios, tártaros, mongóis, valáquias, Smolensk, ao melhor estilo 1 nação contra 12







Nenhum comentário:

Postar um comentário